Seguidores

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Pão Rústico de Centeio com Sultanas - "Dia Um...Na Cozinha"

Bom dia!

Feliz dia 1º de Maio. 

Dia do Trabalhador.

***********************************

História

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos.1 2 3
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.1 4
Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.1 2 4
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.1
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.



Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.
O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores).
No Algarve, assim como na Madeira e Açores é costume a população fazer piqueniques e são organizadas algumas festas nas regiões..

Fonte

***********************************

Na 12º Edição do grupo Dia Um...Na Cozinha, fui desafiada a 
confeccionar  "Pão Salgado". 

  Apesar de ja estar no grupo desde o começo, infelizmente nunca me foi possivel participar, mas desta vez nao podia desiludir-me, adoro desafios, adoro fazer pão e por isso nao podia deixar de participar.

  Resolvi confeccionar uma pão rústico de Centeio com um travo doce, juntei sultanas para lhe dar um gosto agridoce. Adorei, amei e sem duvida o meu desafio foi superado e aprovado.

  Adoro fazer pão, adoro ver como cresce e o resultado final deixa-me com agua na boca. 

  Com manteiga, uma compota ou ate mesmo ao natural, sabe bem a qualquer altura do dia.

Espero que gostem...







Pão Rústico de Centeio com Sultanas

Ingredientes 
  • 250g de Agua
  • 10g de Fermento Biológico Seco (ou 20g de Fermento Fresco de Padeiro)
  • 250g de Farinha de Centeio 
  • 100g de Farinha de Trigo
  • 1 colher de sopa (rasa) de Sal (usei Flor de Sal Tavira)
  • 100g de Sultanas (ou passas)
  • farinha q.b. (s/fermento)

Preparação 
Thermomix/Bimby
  • Colocar no copo a agua e o fermento, aqueça 1min/37º/vel1.
  • De seguida coloque a farinha de Centeio, a farinha de trigo e o sal, programe 4min/velocidade espiga.
  • Terminado o tempo junte as Sultanas e programe 1min/velocidade espiga.
  • Retire e coloque num recipiente com um pouco de farinha, tape com papel aderente e um pano (ou uma toalha). Deixe levedar cerca de 30min ou ate dobrar o volume. 
  • De seguida coloque papel vegetal no tabuleiro do forno, faça uma bola oval com a massa, coloque-a sobre o papel vegetal, polvilhado com farinha, tape-a e deixe levedar mais 30min.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180º, ate estar pronto. Nota: Coloque no forno uma assadeira de barro pequena com agua, para criar humidade. O tempo de cozedura depende de forno para forno. Pode demorar cerca de 40min.
  • Deixe arrefecer sobre uma rede. 


Preparação 
Modo Tradicional
  • Dissolva o fermento na água e, depois, misture-o aos poucos, com as farinhas. Amasse ate formar uma massa homogénea. Adicione o Sal, as Sultanas, e amasse novamente. Deixe a massa levedar, durante pelo menos 30min, numa tigela polvilhada com farinha, para não se pegar ás paredes. 
  • De seguida coloque papel vegetal no tabuleiro do forno, faça uma bola oval com a massa, coloque-a sobre o papel vegetal, polvilhado com farinha, tape-a e deixe levedar mais 30min.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180º, ate estar pronto. Nota: Coloque no forno uma assadeira de barro pequena com agua, para criar humidade. O tempo de cozedura depende de forno para forno. Pode demorar cerca de 40min.
  • Deixe arrefecer sobre uma rede.























Bom apetite ;)


Queria agradecer a Gradirripas 
pelas fantásticas Tábuas que me ofereceram.




Obrigada pela confiança. 


15 comentários:

  1. Maravilhoso.
    Adoro pão escuro e com passas é perfeito.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ola Katia

    Que pao maravilhoso que trazes aqui, realmente deve ser bom, com compota, com manteiga ou mesmo simplesmente sem nada!!! Uma excelente sugestao!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  3. Gostei tanto do aspeto do teu pão que, inspirada nele, já fui para a cozinha fazer outro, rsrs. Ficou bem bonito!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Confesso que não sou fã de sultanas no pão mas adorei o aspeto rústico do teu Kátia :) Excelente primeira participação!!
    Beijinhos e bom feriado *
    Vânia
    P.S: Hoje é dia de "Há vida para além da massa de atum" lá pelo blog...e temos desafio a decorrer, para o qual gostava imenso de poder contar com a tua participação :)
    http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/05/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum-5.html

    ResponderEliminar
  5. Ficou um belíssimo pão. Saboroso por certo, boa sugestão.
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Ficou com um aspeto delicioso e bem fofinho este pão ;)

    Recanto com tempero
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que lindo pão! Gosto muito de pão escuro com passas, o teu ficou com um aspecto fantástico!
    Beijinhos


    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto...adoro o pormenor das sultanas! Ficam sempre bem!
    Excelente escolha!
    Beijinho

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Querida Kátia,

    E que bom que vieste ! :)
    e trouxeste-nos um pão que se impõe pelos sabores deliciosos que o compõem e que nos deixam cheios de vontade de o saborear ! :)
    Ficou lindo, adoro com sultanas ! :)
    Obrigada, Kátia, por estares connosco !

    Um grande beijinho *

    ResponderEliminar
  10. Hummmm.... Podes-me passar essa fatiazinha já com a manteiga a derreter sff??? hehehe... deve ser uma pequena maravilha.. :)
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Apesar de eu pessoalmente não gostar muito de sultanas, este pão ficou com um óptimo aspecto, e acho que me arriscava a provar na mesma =P
    Beijinhos,
    Marisa - Doce Sobre(a)mesa

    ResponderEliminar
  12. Gosto tanto de pão de centeio e não resisto a um pão rustico.

    ResponderEliminar
  13. Olá Katia!
    Adoro o aspecto rástico do teu pão e a escolha do centeio foi muito boa. Adoro pão, e quanto mais escuro for melhor. E as sultanas fazem aqui toda a diferença. O contraste, doce/salgado deve ter tornado este pão muito tentador. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...